Você conhece os meios de destinação de resíduos mais comuns?

No artigo de hoje, vamos falar sobre os meios de destinação de efluentes mais comum. Em nossa Estação de Tratamento da Fibravit, fazemos o tratamento biológico. Mas, só para você conhecer, existem outros três meios: tratamento físico-químico, coprocessamento e incineração.

Tratamento Biológico:

Os efluentes líquidos industriais biodegradáveis, sanitários, chorume, líquidos oriundos de fossa séptica e caixa de gordura, nesse meio de tratamento, são tratados pelo processo biológico, que é considerado uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica. Nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas, ocorrendo a degradação por meio do tratamento biológico aeróbio ou anaeróbio. Como resultado final temos que o efluente tratado retorna aos rios ou é reaproveitado como água de reuso.


Tratamento físico-químico:

Em geral, o tratamento físico-químico é complementar ao biológico, e é destinado a remover poluentes que não podem ser extraídos por processos biológicos convencionais. É também indicado para reduzir a carga orgânica antes do tratamento biológico, e muito utilizado por indústrias têxteis, de celulose, papel e curtumes para a retirada de poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados e materiais inorgânicos biodegradáveis. O processo consiste na coagulação das impurezas, que são floculadas e decantadas até a separação do que é lodo e efluente.


Coprocessamento:

É o processo de destruição de resíduos na fabricação de cimento. Nesse processo, as chamas que aquecem os fornos da fábrica de cimento são alimentadas por resíduos sólidos. Assim, os resíduos industriais podem substituir parcialmente o combustível para esses fornos. No final, não existe quaisquer resíduos. Consequentemente, os riscos de passivos ambientais são eliminados. Com esta prática, tanto a empresa que produz os resíduos, como as empresas de cimento são beneficiadas.


Incineração:

Quando a opção de destinação dos resíduos é a incineração, os materiais são queimados a uma temperatura de 1200º durante o processo, reduzindo o volume do lixo e aproveitando a produção de calor e energia. A vantagem dessa opção é mesmo a referida redução de volume dos resíduos, benefício muito relevante para locais com pouca disponibilidade de espaço. Por outro lado, é um processo caro (exigindo altos custos para instalação, operação e manutenção das unidades) e que demanda mão de obra qualificada para assegurar o atendimento aos padrões de emissões de poluentes.


Se após ler sobre esses 4 meios de destinação de resíduos ainda restarem dúvidas, mande a sua pergunta que respondemos.

Fontes:

https://www.teraambiental.com.br/

https://www.vgresiduos.com.br/

4 visualizações0 comentário
03.png

CONTATO

Telefone: 

MATRIZ - (27) 3328-8053

 

FILIAL PARÁ - (94) 9667-2174

FILIAL MARANHÃO - (27) 98126-1535

Fale no WhatsApp: (27) 99801-8222

REDE SOCIAIS

@fibravit

@fibravit

/fibravitsanitarioshidraulicos

/Fibravit Sanitários Hidráulicos Portáteis

Endereço: R. Dois B - Civit II, Serra - ES, 29168-068

© Acesso Digital 2020. Todos os direitos reservados.

Feito por