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Princípios do bom relacionamento com clientes

Atualizado: 3 de dez. de 2021

O bom relacionamento com clientes é um dos princípios que balizam o sucesso de todo e qualquer negócio. O relacionamento com clientes é um fator estratégico, pois foi-se o tempo em que as empresas tratavam seus clientes de forma impessoal, apenas como números em planilhas.


Com o advento cada vez maior das novas tecnologias, promovendo mudanças em todas as relações, inclusive as de consumo, com muito mais informação e novos produtos e soluções surgindo a todo instante, o cliente atual exige um atendimento que facilite a sua vida, o que exige o imperativo de as empresas oferecerem uma experiência mais consistente de atendimento, que seja mais personalizada e focada nas suas necessidades.


Promovendo esse tipo de experiência mais consistente de atendimento, além de aumentar o engajamento com a marca, se garante a fidelidade dos consumidores e poupa recursos, já que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos.


Após a empresa entender que bom relacionamento com clientes é essencial para a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo, é importante entender que o próximo passo é investir nessa atividade.


Entretanto, fica a pergunta: como construir um bom relacionamento com o cliente? É o que responderemos a seguir.


Crie uma relação de confiança, pois confiança é a base de qualquer relação e, nesse sentido, é preciso mostrar ao cliente o quanto ele é importante para o seu negócio. Dentro desse processo, conhecer o seu público é o primeiro passo para qualquer estratégia de relacionamento, ouvindo-o com atenção e mantendo um registro cuidadoso de todas as informações dos contatos. Aproveite também para personalizar o atendimento, já que, ao fazer o cliente se sentir valorizado, você ganha a sua confiança e certamente será lembrado.


Resolva problemas com agilidade. Quando surgir um problema, assuma imediatamente a responsabilidade, seja rápido nisso e mantenha gente da sua equipe sempre pronta para oferecer as melhores soluções, porque longas esperas, promessas não cumpridas e demandas que são transferidas de setor em setor são as piores experiências que um cliente pode ter. É essencial manter uma relação próxima para identificar os problemas com rapidez e acompanha as soluções para ter sempre um feedback.


Invista na fidelização, uma vez que programas de fidelidade, benefícios e recompensas também são formas de mostrar ao seu cliente o quanto você valoriza esse relacionamento. Dentro dessa etapa de relacionamento, ofereça promoções exclusivas para clientes antigos, bônus na indicação de amigos ou mesmo um mimo em datas especiais. Os clubes de vantagens e descontos são ótimas práticas de fidelização. Além do mais, busque parcerias com outras empresas para que seus clientes tenham benefícios extras ao fechar negócio com você. Por fim, transforme o relacionamento com clientes em parte do produto e veja os resultados no crescimento do seu negócio.


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