Dia Internacional da Reciclagem. O que reciclamos hoje colhemos os frutos amanhã.

Comemoramos hoje o Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), comemorada todos os anos no dia 17 de maio. Esta é uma data de reflexão sobre as questões ambientais e sobre o consumismo.

A data de hoje liga alguns alertas, os quais cabem ser mencionados: o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos; a quantidade de lixo produzida pelas atividades humanas já é um problema mundial e uma das soluções mais importantes para isso é a reciclagem; quando o lixo é descartado de qualquer forma, ele pode ser prejudicial à fauna e a flora, além de contaminar o solo e a água, impedindo o plantio e o consumo no local; locais muito contaminados demandam anos para serem recuperados e muito investimento.

Levando-se em consideração esses alertas, ressaltamos a importância da reciclagem, uma vez que cerca de 51% dos resíduos são matéria orgânica, isto é comida, alimento. Os outros 49% são compostos por materiais de todo tipo, como plástico, vidro, alumínio, papel, tecidos (como roupas velhas), borracha, dentre outros. Essa quantidade monumental de lixo provoca um grande impacto socioambiental, especialmente se considerarmos que a maioria das cidades brasileiras não possui um depósito adequado para o mesmo.

Por isso precisamos refletir sobre a importância da reciclagem, pois ela é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto, o qual servirá de matéria-prima, fechando seu ciclo de fabricação.

Quando falamos de reciclagem, consequentemente precisamos falar do consumismo desenfreado, ocasionado pela exploração excessiva dos recursos naturais e que interfere no equilíbrio estabelecido do planeta.

Por isso, além de aderirmos ao movimento do consumo responsável, ou seja, adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente, podemos fazer a nossa parte quando o assunto é reciclagem. O que fazer? Eis a lista!

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. Você pode aprender a fazer compostagem doméstica, para transformar o lixo orgânico em biofertilizante e adubar seus vasos, hortas e canteiros de plantas.

  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais. O lixo seco ou inorgânico, é aquele produzido pela ação do homem e não da natureza (plástico, alumínio, vidros, papel e papelão, tecidos e metais).

  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos. Resíduos perigosos como pilhas, baterias, vidros quebrados, produtos químicos, entre outros, precisam ser adequadamente descartados. Descubra os pontos de coletas de resíduos em sua cidade e faça a sua parte.

  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças, pois a educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes.

Que tal começar hoje a fazer diferente? O meio ambiente agradece.

Gostou do artigo de hoje? Deixe sua opinião nos comentários.

Fontes:

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa. disponível em: https://www.meuportoseguro.com.br/minha-casa/4-dicas-para-fazer-a-reciclagem-do-lixo-em-sua-casa/.

Consequências graves da falta de reciclagem. Disponível em: https://mgrecicla.com/2020/03/05/consequencias-graves-da-falta-de-reciclagem/#:~:text=Quando%20o%20lixo%20%C3%A9%20descartado,e%20o%20consumo%20no%20local.

Consumo, Consumismo e seus impactos no Meio Ambiente. Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/consumo/consumo-e-meio-ambiente/.

Qual a importância da reciclagem para uma sociedade mais sustentável? Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/reciclagem/.

17 de Maio – O Dia Internacional da Reciclagem. Disponível em: http://www.recicloteca.org.br/reciclagem/17-de-maio-o-dia-internacional-da-reciclagem/.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo