top of page

Dia do Planeta Terra

Quando a última árvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nós daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come.



Hoje é um dia para ser comemorado, mas ao mesmo tempo um dia de conscientização quanto ao nosso papel de proteção ao Planeta Terra. Diante da urgência de ações micro e macro para a proteção do planeta, cabem algumas perguntas: Quais ações podemos promover com o intuito de colaborar para proteger a terra? Nossas atitudes têm colaborado para a proteção do meio ambiente?


Com o intuito de refletir sobre esse importante dia, que tal aderirmos algumas ações que contribuem para a proteção do Planeta Terra?


  1. Reduza o consumo de água. Para isso, reaproveite a água da máquina de lavar e utilize a água da chuva para atividades não potáveis. Outras dicas importantes são: diminuir o tempo de banho, lavar o carro utilizando um balde de água em vez de mangueira e nunca lavar a calçada com água.

  2. Separe corretamente o lixo. O lixo deve ser separado adequadamente para que o material a ser reciclado não seja desperdiçado e possa ser aproveitado. Ao misturar o lixo, muito material que poderia ser reutilizado é simplesmente jogado fora, aumentando a quantidade de lixo no planeta.

  3. Recicle e reaproveite. Reciclar e reaproveitar é essencial para diminuir a quantidade de lixo que é jogada em nosso planeta em lixões e locais inadequados. Muito material que consideramos lixo pode ser reaproveitado e até mesmo virar obra de arte nas mãos de pessoas habilidosas.

  4. Não compre e venda animais silvestres. A compra e venda de animais silvestres alimenta um mercado que compromete a biodiversidade de uma região. Em alguns locais do planeta, a captura ilegal para a venda está levando muitas espécies ao risco de extinção.

  5. Espalhe seus conhecimentos sobre como preservar o meio ambiente. Ao ensinar outras pessoas, estamos contribuindo para um planeta mais saudável e com pessoas mais conscientes.

  6. Use menos energia, desligue as luzes quando possível. Você pode reduzir o consumo de energia desligando os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizado, tomando banhos mais curtos, desligando as lâmpadas ao sair do ambiente e não utilizando vários eletroeletrônicos ao mesmo tempo. Uma dica valiosa é trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas mais econômicas.


Não se esqueça também de plantar uma árvore típica da sua zona e reutilizar materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis.


Gostou do assunto? Compartilhe conosco seu comentário.


Fonte:

Dia da Terra. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/

10 atitudes simples que podem salvar o planeta. Disponível em: https://www.biologianet.com/ecologia/10-atitudes-simples-que-podem-salvar-planeta.htm

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page