DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA GESTÃO DA QUALIDADE

Sabemos que a gestão da qualidade traz diversos benefícios para as empresas e corporações, mas alguns desafios também aparecerão em conjunto com os benefícios.

São diversos os desafios e oportunidades que a gestão da qualidade traz e é essencial que as empresas entendam que, sem gestão, não haverá direcionamento, foco, visão e responsabilidade.

Sobre os desafios, cabe mencioná-los e encará-los de frente. Veja a seguir:

  1. Falta de comprometimento da alta direção, dos gestores e do restante do time. A dica é apresentar propostas de investimentos, seus ganhos e a estimativa de retorno. Além disso, melhorias na comunicação e investir em treinamento faz com que o restante do time vista a camisa da empresa.

  2. Baixo investimento na gestão de qualidade, uma vez que os tomadores de decisão geralmente enxergam o investimento como gasto, ainda mais se os investimentos envolverem dinheiro. A saída é sempre demonstrar que, para aumentar o faturamento a longo prazo, é fundamental investir naquilo que pode trazer retorno.

  3. Organização das informações e, para evitar cópias e mais cópias, o ideal é que se invista em um software de gestão da qualidade. Dessa forma, você diminui as cópias físicas de documentos, organiza as informações de forma segura, controla o acesso às informações, controla a validade de revisões de documentos, entre outras muitas funcionalidades.

As oportunidades relacionadas aos investimentos na gestão de qualidade também são diversas e destacaremos a seguir.

  1. Pessoas mais conscientes acerca da importância de entregar produtos e serviços que tenham qualidade e atendam as expectativas dos clientes.

  2. Alta administração mais acessível com a possibilidade de apresentar o planejamento aos diretores, gerentes e afins. A aproximação com a alta administração permite conquistar a credibilidade necessária para convencê-los acerca da importância de determinados investimentos.

  3. Novas tecnologias que podem ser usadas na gestão da qualidade para coletar informações do público-alvo e antecipar-se diante das suas necessidades e desejos.

Vale ressaltar também que a gestão de qualidade é essencial para o controle de processos organizacionais, a gestão de pessoas, informações e até mesmo finanças, trazendo melhoria de produtos e serviços, garantindo a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes.

Por fim, acrescentamos que, em se tratando da gestão de qualidade, para determinada empresa estar à frente da concorrência é fundamental fazer o uso das ferramentas que trazem bons resultados.

Gostou desse tema? Então compartilhe a sua opinião conosco.

Fonte:

Desafios e oportunidades da gestão da qualidade no cenário atual. Disponível em: https://hdrup.com/blog-gestao/desafios-e-oportunidades-da-gestao-da-qualidade/.


18 visualizações0 comentário