Containers: uma solução sustentável

Você já deve ter ouvido algum dia que a opção de utilizar um container é mais sustentável para o meio ambiente. Mas você sabe realmente o porquê disso?


Antes de respondermos a essa questão, precisamos apresentar uma definição básica do que vem a ser os containers. Eles são caixas de metal, normalmente de amplas dimensões, cuja finalidade pode ser de disposição e transporte de carga, a longa distância, em navios e trens.


Estima-se que cerca de 90% das mercadorias comercializadas no mundo são transportadas por meio de containers metálicos, sendo utilizados aproximadamente 5000 unidades a cada ano. Agora, imagine que a maioria esmagadora desses containers, com o passar do tempo, fique acumulada em pátios de ferros velhos em todo mundo? É a partir dessa constatação que ganha cena a importância da utilização sustentável do container.


Para além do transporte de mercadorias, os containers podem ser (re)aproveitados diversas formas. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para acomodação de funcionários no momento que houver alguma construção de um edifício, ou como um escritório de plantão de vendas provisório. A principal vantagem disso é a redução dos danos ambientais, já que, quando uma obra é finalizada, a desmontagem e montagem de sua estrutura são práticas e limpas, além disso, é fácil de ser transportado e reaproveitável.


Outro ponto que merece destaque é a arquitetura sustentável, com a utilização de containers na construção civil. Versáteis, os containers servem para habitação, para almoxarifados e armazenamentos refrigerados, para acomodar escritórios administrativos e muito mais. Por isso, eles são um ótimo exemplo de arquitetura sustentável, afinal, o uso de container para construções respeita os três princípios da sustentabilidade, que são: ecologicamente corretos: pois eliminam o uso de matérias-primas para construções tradicionais e partem da reutilização de recursos; economicamente viáveis: pois exigem um baixo investimento em comparação a outras modalidades construtivas; e socialmente justos: pois são acessíveis a todos e promovem o bem-estar coletivo (em casos, por exemplo, de alojamentos ou refeitórios para colaboradores).


Além do mais, o reaproveitamento dos containers de forma sustentável promovem diversos benefícios, entre os quais: a preservação do meio ambiente, pois substitui construções de alvenaria e, assim, há redução no uso de madeira e outros materiais, não gerando entulho; economia no médio e longo prazo, pois as obras podem ficar de 15% a 30% mais em conta que as convencionais e, em empreendimentos comerciais, a obra é entregue, em média, em 40% do tempo de uma construção do mesmo porte, se feita em alvenaria; e fortalecimento da imagem do negócio, já que quanto maior o engajamento com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, mais a marca se propaga como confiável no mercado a qual está inserida.


Essas informações foram úteis para você? Compartilhe sua opinião conosco.


Fontes:

https://deltacontainers.com.br/containers-e-arquitetura-sustentavel/

http://www.artecima.com.br/blog/containers-solucao-sustentavel/

4 visualizações0 comentário