Benefícios da transparência organizacional

Um dos pilares no ambiente corporativo é a transparência, sem a qual os negócios, na atualidade não obterão êxito. Quando falamos de transparência organizacional, estamos falando de uma forma de gestão e de relação entre as organizações, seus públicos de interesse e seu ambiente, pelo qual elas se esforçam para tornar visível e compreensível sua atividade e processos de tomada de decisões.


Empresas de vários segmentos estão conseguindo aumentar significativamente seu lucro anual após adotarem essa nova forma de gerenciamento, adotando, entre outros princípios, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade corporativa.


Empresas que trazem a transparência para o seu negócio desfrutam diversos benefícios, conforme veremos a seguir.


Melhora no clima organizacional: clima organizacional é o conjunto de atributos mensuráveis do local de trabalho percebido pelas pessoas que vivem e trabalham nesse local, os quais influenciam na motivação e no comportamento desses sujeitos. Além do mais, quando os colaboradores sabem o que acontece na organização, seus problemas e conquistas, e podem opinar, isso faz com que se sintam participantes ativos, como parte integrante da empresa e a motivação para ver resultados melhores é crescente.


Maior colaboração: cada colaborador sabe exatamente qual é o lugar que ocupa na empresa e quais sãos suas funções. Nessa lógica, a hierarquização perde seu sentido e a palavra cargo deixa de ter um significado restrito, ligado à obrigação. Ganha destaque o respeito mútuo, que passa a ser o ponto central das relações. Além disso, a tomada de decisão é em conjunto. Com a cooperação da equipe inteira, a gestão não é mais vertical, mas horizontal e a colaboração não vem de apenas um profissional, mas de todos que se empenham para ver a organização ser destacada no mercado em que atua.


Aumento da confiança na equipe: se alguém não está pronto para ser transparente consigo, então, não estará pronto para participar de um grupo que exija esse comportamento de seus membros. Assim, empresas que montam uma equipe que sabe o que esperar da organização e tem consciência do que deverá oferecer em troca, estabelece o aumento da confiança.


Fortalecimento da comunicação: a comunicação Interna tem um papel fundamental na divulgação das informações de forma transparente. É ela que vai moldar e mostrar para os funcionários como é trabalhar em uma cultura organizacional transparente e o tom de voz que a empresa usa e espera que seus colaboradores usem.


No entanto, outros pontos para a transparência organizacional e o engajamento dos colaboradores são: fazer reuniões frequentes, manter uma política salarial clara e definida, criar um ambiente organizacional menos formal e que seja disponível para ouvir contrapontos e prestar contas.


Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe sua opinião conosco.


Fonte:

https://p3k.com.br/blog/transparencia-organizacional-como-adotar/

11 visualizações0 comentário